terça-feira, 23 de junho de 2009




















Casa Rossa de Francesca Marciano
Edição/reimpressão: 2006
Páginas: 400
Editor: Dom Quixote


Casa Rossa é uma magnífica construção no sul da Itália, propriedade da família Strada. Por lá passaram três gerações de mulheres dilaceradas pelas contradições e conflitos do século passado. Mas a verdadeira história da família vem à tona quando a casa é vendida. Romance forte e apaixonante, Casa Rossa, de Francesca Marciano, revela uma intrigante história sobre o que acontece quando os segredos de uma família entram em choque com acontecimentos históricos. O avô Lorenzo, na juventude pintor em Paris nos anos 20, de passado político duvidoso, vive isolado no sul da Itália, abandonado pela mulher, uma bela tunisina, sua mulher e sua musa. acusada de ser uma espiã alemã, abandonou-o por uma mulher e fuge para a Alemanha nazi.

A filha Alba, vive a dolce vita na Roma dos anos cinquenta e casa-se com um guionista melancólico, incapaz de expressar sentimentos, suporta o suicídio do marido e o ódio ou indiferença das filhas. As netas Isabella e Alina tomam caminhos distintos na vida, ambos simbólicos dos anos 60: a revolução e a contracultura. Enquanto uma escolhe a militância revolucionária, enveredando pela luta armada, juntou-se às Brigadas Vermelhas nos anos setenta, a outra mergulha no hedonismo e no consumo de drogas, escolhas estas que as vão separar para sempre

A história é narrada por Alina, e suas memórias permeiam o presente. Da dolce vita ao terrorismo, do amor ao ódio, da vida à morte, Francesca Marciano tece uma narrativa com personagens e cenários fascinantes. A história de uma família e de um país vivida por 3 mulheres.

O talento literário e a aguda sensibilidade da autora, entrelaçando ideais, valores, ação, sentimentos, paixões, tornam CASA ROSSA um livro inesquecível. Ao narrar uma história ambientada no passado recente, mesclando ficção e realidade, Francesca Marciano escreveu um livro sobre a vida, em seu sentido pleno.

É, magnifico... lindo sem dúvida, intenso, comovente, absorvente muito realista. Com as tais personagens defeituosas e problemáticas de que eu tanto gosto. Com personagens que têm tantas dúvidas como eu. E momentos de angústia em que parece que tudo à nossa volta acaba de desabar. Personagens que choram e que sofrem pelas más escolhas.... Tal como eu.

Este livro foi-me oferecido pela minha mana....pois quem melhor do que ela para me conhecer... e saber que eu ia ficar "apaixonada " por este livro.

Obrigada mana

Sem comentários: