sábado, 30 de maio de 2009





















Ricardina Decide Viver
de Filipa Sousa
Edição/reimpressão: 2002
Páginas: 128
Editor: Texto Editores

Onde está a felicidade? - Para uns é apenas uma utopia: para outros, pode estar ali mesmo ao virar da esquina .... foi isso que Ricardina tentou encontar quando decidiu deixar Fornos de Algodres, onde viveu até aos 60 anos.... ir em busca de algo que nem ela sabia bem o quê!

Ricardina aos 60 anos sentia que ainda não tinha vivido, nunca estudara, nunca casara nunca tivera filhos ... e no entanto tinha tanto amor para dar.... Ricardina parte apenas com uma certeza....viver algo nunca vivido antes. Maria do Carmo aos 20 anos já perdeu a vontade de viver. A mãe abandonara-a aos 7 anos de idade, na casa da avo doente... a partir dessa altura Maria do Carmo começa a prostituir-se para dar uma morte confortável á sua avó.

Quando estas duas mulheres se conhecem, as suas vidas ganham outro sentido Ricardinha dá todo o amor a Maria do Carmo como se fosse sua filha, sua neta, e por outro lado Maria do Carmo sente todo o Amor ... amor, que nunca teve! Juntas descobrem que nunca é tarde demais para sonhar. E cada uma, ao seu modo conhecem a felicidade porque tanto ansiavam, ... Porque a verdadeira felicidade está na sensação interior de plenitude ...

Gostei deste livro... (oferecido pela minha mana) muito simples, com uma leitura muito acessível ...lê-se de uma "assentada", e no entanto com uma mensagem magnifica.

Fantástico...