sábado, 15 de agosto de 2009

Leitura Movel

O conceito do E-book, ou Livro Digital, já vem ganhando o seu espaço há algum tempo. A gigante Amazon até criou o seu leitor digital de livros: o Kindle. De há uns tempos para cá, isto não é uma tendência..., é praticamente uma obrigação. O conforto de ler uma revista impressa é inigualável, entretanto é importante avaliar outros lados como economia de papel e disponibilidade, um dispositivo móvel comporta uma infinidade de publicações em um tamanho bem reduzido.
Ainda há muito a evoluir nesse caminho. É só os distribuidores de mídia dedicarem um pouco de tempo para isso. Você também compartilhar dessa necessidade?

Antes de começar a polêmica, vamos lembrar que tanto o e-book como o livro de papel são apenas suportes diferentes para a obra. O romance Dom Quixote de Cervantes continua o mesmo não importa se fixado em celulose ou bits. Infelizmente, a discussão em torno dos e-books sempre envolve paixões. As pessoas adotam um furor bíblico ao tomarem partido do papel ou dos bits porque inserem a discussão no contexto maior da disputa entre tecnologias novas e tradicionais.

O que eu sugiro aqui é uma análise desapaixonada das características de cada formato.

Vantagens do e-book

  •  A tecnologia de papel digital aproximou o e-book reader do livro convencional em termos de conforto de leitura.
  • Um e-book reader substitui uma estante inteira com mais de 1.000 obras.
  • Não existe edição esgotada de e-book.
  • Os e-book readers têm melhor acessibilidade que o livro comum. O leitor pode mudar tamanho da fonte e alterar o contraste, entre outros recursos.
  • A produção de um e-book não envolve a parte gráfica e seu custo fica mais baixo que o similar em papel.

 Desvantagens do e-book

  •  Num um e-book reader cabem muitos livros, mas só é possível ler um de cada vez, o que não acontece com uma biblioteca tradicional.
  • Os e-books readers são mais frágeis que o livro convencional. Uma queda, por exemplo, pode inutilizar o e-book reader. O mesmo acidente provavelmente não causaria dano ao livro comum.
  • Roubo de um e-book reader causa um prejuízo grande se comparado ao roubo de um único livro.
  • A falta de padrões abertos pode comprometer o uso do e-book reader em longo prazo.

A conclusão a que cheguei é que não existe vencedor nessa disputa. O e-book reader é superior em alguns usos e o livro de papel em outros. Uma mídia não exclui a outra e não há razão para se apegar com fanatismo a apenas uma delas.

  Eu ainda não tenho o meu e-book reader, mas espero adquiri-lo ainda este mês, pois é para isso que tenho amealhado tão arduamente todas as minhas gorjetas lá no hotel, apenas me faltam $ 15, (num total de $ 375.00) e depois vai ser este aparelhinho que me vai fazer companhia todos os dias. Até já tenho uma série de e-book prontos para serem colocados no e-book reader.

  

 - Que tal? - Catita hem? - Em silver tal como este!

Sem comentários: