sexta-feira, 16 de março de 2012



Como Agua Para Chocolate - de Laura Esquível
Edição/reimpressão: 2003
Páginas: 216
Editor: DEBOLSILLO
Idioma: Português

É um livro soberbo para ler. (e neste caso reler). Uma história simples mas cheia de emoção. Este livro relata-nos a história de uma família do início do século XX, que vive numa fazenda mexicana, na fronteira com o Texas durante a Revolução de Pancho. Esta familia tem como tradição a filha mais nova cuidar da mãe até esta morrer, não podendo casar, nem constituir família, enquanto tiver esta obrigação, Esta obrigação vai recair sobre Tita, filha mais nova de “Mãe Elena”.

É um livro de sabores cujos capítulos são todos eles introduzidos por uma receita, sendo que esta possui alguns ingredientes para nós desconhecidos no mundo da culinária, tal como o uso de pétalas de rosa vermelha em alguns pratos, sendo que através das receitas (perfeitamente realizáveis) o leitor entra no coração de Tita, partilhando com ela a sua história de vida, os seus prantos, as suas resignações e o amor por Pedro. Diria que são receitas vulgares nesta cultura mas que aos olhos de um ocidental possuem um cariz algo erótico, bem característico da cultura latina. Com base nesta linha condutora ficamos então a par do triste destino de Tita, a filha mais nova da Mamã Elena, que exactamente devido ao facto de ser a última na descendência da família deve seguir a tradição de renunciar ao casamento para cuidar da mãe viúva. Resignada com o seu destino Tita vê o seu amado Pedro escapar-se-lhe para casar com a sua irmã mais velha, única solução que o rapaz encontra para estar junto a Tita. Como forma de responder à intenção e amor de Pedro, Tita encontra forma de extravasar a paixão elaborando pratos que provoquem o prazer de quem os come ao mesmo tempo que encontra saída para as suas necessidades mais intimas e para os seus sentimentos.

Com todo o stress da vida quotidiana, o romantismo, o sonho, a imaginacção começam a ficar um pouco esquecidos acabamos por esquecer a “magia” da vida. Este livro traz esse elemento mágico, inexplicável e sobrenatural, de volta pois neste livro tudo é possível e nada é motivo de espanto!

Ao estilo latino-americano, e com um cheirinho a Isabel Allende, a escrita é clara, simples e acessível a todos. "Como água para chocolate" é um bom livro, que merece decerto alguma atenção.


Sem comentários: