sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011




















A Cor da Felicidade de Wei - Wei
Edição/reimpressão: 2007
Páginas: 272
Editor: Casa das Letras

Para que não seja rotulada de ingrata, manda a tradição que a noiva «chore sentidamente», mostrando aos convidados a sua tristeza, por abandonar a casa paterna. Só após a «cerimónia das lágrimas» ela será ajudada a subir a liteira que, também segundo a mesma tradição, deverá ser vermelha, a cor da felicidade.

A Cor da Felicidade, alterna dois tipos de narrativas. Uma na primeira pessoa é contada por Mei-Lei, uma senhora que relata à sua neta a história de toda a sua vida, desde o seu casamento arranjado com Meng-Yu, um cego paralítico por quem nunca se sentiu apaixonada... trairá o marido com Jing-Ming, por quem se apaixona no dia do seu próprio casamento, mas este por fazer parte do Exercíto Nacionalista tem que fugir para Taiwan. Desse adultério nascerá uma filha que, no entanto, e ao contrário da mãe, poderá escolher o seu destino. A outra parte da narrativa é contada por um narrador exterior que nos vai transmitindo a vida de Mei-Li, sua filha e netos, desde o momento em que esta vai viver com a filha e netos, depois que o seu genro (marido de Bai-Lan) ser enviado para um campo de trabalho por ter creticado o governo na campanha das Cem Flores em 1956. Esta narrativa estende-se até aos anos 80 e ao longo dos capítulos a autora incorpora acontecimentos da vida da China no dia-a-dia das personagens centrais.

A riqueza do livro não esta apenas na forma como Wei-Wei consegue retratar os efeitos, por vezes devastadores, dos grandes acontecimentos no quatidiano de uma familia. Está também nos detalhes com que a autora descreve, por exemplo a cerimónia do seu casamento, a preparação das refeições ou a preparação dos romédios tradicionais. O mesmo se pode dizer para a forma como são incorporadas as histórias tradicionais, a importância dos nomes e da cor, nomeadamente o vermelho, a cor que dá o titulo ao livro. Um hino inesquecível às alegrias e tristezas de todas as mulheres. Um romance que nos faz sentir que a vida vale a pena ser vivida...

Adorei esta história.... pela sua riqueza e simplicidade pela sua tristeza e alegria nas pequenas coisas da vida e a maneira como as personagens vivem essas mesmas tristezas e alegrias ..... é uma história magnifica que nos fala de relaçoês entre pessoas. Uma história que vou de certeza RELER e que aconselho vivamente a leitura aos amante de bons livros.

Sem comentários: