quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Assim vai o Mundo ..."

Estão confirmados 109 casos de gripe mexicana nos EUA, segundo informação da Agência Reuters.
As autoridades de saúde do Nebrasca confirmaram a presença do vírus H1N1 da gripe mexicana, como sendo o primeiro caso detectado naquele estado. Um californiano de 40 anos terá sido infectado enquanto passava férias no Nebrasca e encontra-se agora em recuperação, segundo a porta-voz do departamento de saúde do Nebrasca, Marla Augustine.
As autoridades de saúde disseram que foram identificados mais dois casos de possível infecção, um homem do Missouri, hospitalizado no Nebrasca e uma mulher que se encontra em casa em recuperação.
Também no Minnesota as autoridades de saúde confirmaram a existência de um caso de gripe mexicana. Na Geórgia, uma mulher de 30 anos foi também identificada como portadora do vírus da gripe. Ela terá estado de férias durante uma semana em Cancun, no México. O caso foi confirmado pelo Centro de controlo e prevenção de doenças dos EUA.
Na Carolina do Sul foram confirmados dez casos até ao momento, 26 no Texas e 14 na Califórnia. Estão confirmados até ao momento um total de 109 casos de gripe mexicana nos EUA.
Também aqui no Canada o número de pessoas com gripe suína, subiu para 13, anunciaram terça-feira as autoridades, após a confirmação de sete novos casos.
Entre os sete novos casos detectados no país verifica-se o surgimento do vírus nas províncias do Ontário e Alberta, com quatro e dois doentes, respectivamente.
A estes junta-se um novo caso na Colômbia Britânica, que agora passa a totalizar três, mantendo-se, para já, em dois o número de infectados na Nova Escócia.
De acordo com as autoridades, todos os casos existentes no Canadá evidenciam sintomas ligeiros e estão todos ligados a contágio, directo ou indirecto, por pessoas que viajaram recentemente para o México.
O porta-voz do Departamento Federal de Saúde da Suíça, acabou por revelar que o país teve o seu primeiro caso de gripe mexicana. Segundo as autoridades sanitárias suíças, há 26 casos «suspeitos» no país, envolvendo pessoas que visitaram a «zona afectada» e apresentaram «sintomas» da gripe suína.
Também em Espanha O Ministério da Saúde confirmou que o numero de pessoas infectadas com o vírus da gripe mexicana no país tinha subido para 13 casos.
Na Holanda foi registado o primeiro caso humano desta doença numa criança de três anos, tendo sido confirmado à imprensa pelo ministro da cidade de Roterdão.
A Alemanha e outro dos países que já confirmou o seu primeiro caso de gripe mexicana, uma mulher residente em Ratisbonne, Assim como a Escócia, Nova Zelândia, Espanha, França, Reino Unido, Israel e Coreia do Sul.
Em Portugal, a ministra da Saúde, Ana Jorge, garantiu hoje que não há qualquer caso suspeito ou confirmado de gripe suína no país.
De forma a prevenir uma maior propagação do vírus, governos e entidades municipais estão a tomar diversas medidas de prevenção.
Com todos estes casos espalhados pelo mundo há ou não motivos para alarme?




Sem comentários: