terça-feira, 3 de março de 2009






















Retrato a Sépia de Isabel Allendre
Edição/reimpressão: 2001
Páginas: 330
Editor: Difel

Pois 'e tamb'em este ja chegou ao fim, de todos os que trouxe este era 'e o penultimo....depois vai ter que ser mesmo em ingles! (oh my god)

“Retrato a Sépia” - O Tema principal é a memória e os segredos da família del Valle. Contado pela voz de uma jovem mulher, este é um romance histórico magnífico, situado no Chile nos finais do século XIX.

As personagens femininas sempre tiveram um grande destaque nos trabalhos de Isabel Allende, uma feminista convicta. Desta vez, a protagonista é, também, uma mulher apaixonada e forte. É um romance de cariz histórico, pois ao navegarmos pela história de Aurora del Vale, navegamos pelo período conturbado vivido no Chile nos finais do Séc XIX.

Cinco anos aparentemente esquecidos mas lembrados - de tempos a tempos - pelos constantes pesadelos de Aurora del Valle. Criada pela avó no seio de uma família e de um ambiente privilegiado, livre de muitas das limitações que oprimem as mulheres da sua época, mas atormentada por pesadelos horríveis.
Aurora tenta desvendar alguns dos mistérios desses primeiros anos de vida e quando se vê traída pelo homem que tanto ama e a solidão, depois da morte da sua querida avo' Paulina del Valle, decide partir à procura do seu passado. E muitas vezes são as fotografias, que ela tanto amava, que a ajudam a descobrir a realidade. Com a história do Chile como pano de fundo, a narrativa avança, feita de paixões e ódios, traições e mortes, viagens, descobertas.

As mulheres lutam pelos direitos que não querem dar-lhes, os amores muitas vezes são contrariados, os homens acabam numa imagem difusa, uma lembrança, uma imagem a Sépia ...

Gostei...mas para ser sincera gostei muito mais, do A casa dos Espíritos e A filha da Fortuna, estes sao sem duvidas os melhores livros da autora.

Sem comentários: