quinta-feira, 26 de junho de 2008

ass
Cantinho "CERTA" Ambiente

llkkk
Fonte de vida, a água é um bem fundamental. Dela dependemos para satisfazer as necessidades básicas.

Abrir uma torneira e dela sair água é um acto rotineiro par milhões de pessoas. Um recurso básico acessível nas sociedades ditas desenvolvidas, o que, pelo assumir de proporções exageradas no seu consumo, tem sido alvo de alarme. Excessos cometidos causados pelo seu desperdício e poluição estão a conduzir este recurso natural a uma escassez alarmante As Nações Unidas declararam 2003 como o “Ano Internacional da Água Doce” como forma de aviso para as grandes consequências se não houver uma diminuição do seu consumo. E estas passam pela propagação de doenças mortíferas, danos adicionais causados ao ambiente, ameaças à segurança e à estabilidade.

Na Cimeira do Milénio, líderes mundiais acordaram em reduzir para metade, até 2015, a percentagem de indivíduos que não podem ter acesso a água potável ou não dispõem de meios para a pagar. Se bem que os problemas relacionados com a água sejam gravíssimos no mundo em desenvolvimento, os países desenvolvidos também estão em perigo.

Daí que se quisermos garantir que a água continue a ser um bem vital ao qual temos acesso, seja importante garantira a sua poupança. A esta medida alia-se a necessidade de garantir a qualidade da água, a qual passa pela consciencialização de manter os rios limpos e evitar a sua poluição As permanentes descargas em rios que servem de captação para o consumo de milhões de pessoas tem constituído um dos maiores atentados contra a qualidade da água.

Neste aspecto é igualmente importante que o sector agrícola tome previdências. Com cerca de 70% da água a ser encaminhada para os campos agrícolas, o uso intensivo de pesticidas faz com que a água carregada de químicos que se infiltra nos solos contamine os lençóis freáticos. As lixeiras ou os aterros mal acondicionados são outra causa que contribui para a poluição da água. *

Sabia que:

Cerca de 1,1 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 2,4 milhões não sabem o que é saneamento básico, o que eleva o risco de epidemias várias.

Sem comentários: