segunda-feira, 28 de julho de 2008



















A Filha do Capitão
de
José Rodrigues dos Santos
Edição: 2004
Páginas: 600
Editor: Gradiva Publicações

Acabei de ler o livro "A Filha do Capitão" de José Rodrigues dos Santos

Magnífico, fantástico, fabuloso.....surpreendente.

A História começa com a descrição da juventude de Afonso Brandão, filho de gente humilde, que por dificuldades familiares é ajudado por uma vizinha de posses.
É aí que a sua vida começa a mudar, e ele se vê enviado para o seminário em Braga, para não se envolver com Carolina (filha de D. Amélia, a vizinha que o ajudou).
Mais tarde vem para Lisboa e faz a preparação para oficial do exército. A vida de Afonso Brandão muda radicalmente com o começo da 1.ª Guerra Mundial. Em pouco tempo toda a Europa se encontra dividida entres dois blocos beligerantes. Portugal junta-se assim aos "Aliados" comandados pela França e Afonso Brandão vê-se enviado para Flandres integrando o Corpo Expedicionário Português (CEP)

O oficial comandava uma companhia da Brigada do Minho e estava havia apenas dois meses nas trincheiras da Flandres quando, durante o período de descanso, decidiu ir pernoitar a um castelo perto de Armentières. É então que conhece Agnés Chavallier, uma deslumbrante baronesa de olhos verdes e voz de mel. Os dois apaixonam-se e apesar das dificuldades, trazidas pela guerra.... decidem viver este grande amor. Mas um rude golpe irá afastá-los, após uma ofensiva Alemã, Afonso é feito prisioneiro.

Afonso questiona-se então sobre Deus, sobre a condição humana e o porquê da nossa existência, o acaso e o destino. Questões estas que o inquietam no pós guerra com as feridas abertas pela horripilante experiência vivida por ele e por todos os seus camaradas.
Uma história avassaladora, muito bem concebida e pela qual eu fiquei rendida. Se puderem leiam...vão ver que vale a pena.
Aconselho do mesmo autor : O Codex 632, e a Fórmula de Deus



1 comentário:

Anónimo disse...

Este livro é deveras lindo...
Adorei teu blogue
bjs