terça-feira, 20 de maio de 2008




















O Codex 632 de José Rodrigues dos Santos
Edição/reimpressão: 2005
Páginas: 550
Editor: Gradiva Publicações

Fantástico! Adorei!

Nunca vi o José Rodrigues dos Santos como romancista, mas sim como um pivot muito experiente! No entanto, gostei da forma como é abordado o tema.da Trissomia 21

Este livro tem duas histórias relativas à mesma pessoa, Tomás Noronha, professor de História da Universidade Nova de Lisboa e perito em Criptanálise e Línguas Antigas, acontecendo tudo isto em final do século XX, abordando cada uma das histórias dois temas com grande importância: "quem era Cristóvão Colombo?" e a "Trissomia 21".

Quanto a Cristovão Colombo, um facto histórico que nunca foi muito relevante para mim pois pouco ouvi falar senão os factores da história que se aprende no ensino básico, fiquei confrontado com algo que desconhecia, mas que é muito real: qual a origem de Cristovão Colombo e os seus verdadeiros dados. Pois bem, se formos por este tema, na minha opinião, o livro podia ficar um bocado desinteressante, pois muita gente desconhece este facto sobre Colombo, mas após ler o livro tenho de afirmar o contrário, pois está muito cativante e interessante.

Neste livro Tomás Noronha, casado com Constança, tendo eles uma filha, a pequena Margarida, uma menina que nasceu com uma disfunção genética, a Trissomia 21, é aboradado por uma organização norte-americana que o quer contratar para concluir a pesquisa de um historiador, que havia morrido, sobre o descobrimento do Brasil. Pois nessa busca, Tomás veio a descubrir que o historiador havia mudado o objectivo da sua pesquisa, centrando-se em Colombo e descubrindo algo muito importante, algo que selou muito bem selado, e que Tomás havia de descubrir. Tomás não era muito rico, e enfrentava graves problemas, no seio familiar e financeiro, não tendo dinheiro para o tratamento da filha, não podendo lhe proporcionar o ensino que precisava (pessoas com Trissomia 21 necessitam de um professor especializado e com acompanhamento prolongado, bem com exames médicos constantes), e este dinheiro veio em boa altura, mas nem tudo foram rosas para Tomás...

Com descrições de ambientes muito boas, uma excelente narrativa e um enredo muito cativante. Uma obra admirável que não se consegue parar de ler!
Aconselho vivamente! Até porque, é um escritor Português

Sem comentários: