sábado, 12 de novembro de 2011



Eva Luna de Isabel Allende
Edição/reimpressão: 2011
Páginas: 304
Editor: PENGUIN BOOKS LTD
Coleção: Penguin Essentials
Idioma: Português

Este livro conta-nos a história de Eva Luna, nascida nos fundos de uma mansão em que sua mãe trabalhava, filha de uma doméstica e de um jardineiro indígena que se vai embora da mansão antes do seu nascimento. Com a morte de sua mãe Eva Luna vê-se obrigada  a cuidar de si própria ainda muito nova. Neste senário horrendo e solitário de tanta pobreza ela começa a desenvolver a sua capacidade imaginativa e começa a contar histórias repletas de seres fantásticos, que a todos atrai… assim nasce Eva Luna, a contadora de histórias.

Habituada a lutar pela sua sobrevivência Eva Luna cresce no ambiente da Revolução  Comunista da America Latina, várias são as pessoas excêntricas que passam pela sua vida: uma madrinha louca; Nereto (mais tarde Mimi); amigo dos tempos de a “Senhora”,  a própria senhora, Riad Halabi, um turco com lábio leporino que lhe ensina a arte do amor; mas que também a criou como um pai, a ensinou a ler, a escrever e lhe deu a possibilidade de escolher um caminho,  Huberto Naranjo, o único amigo de infância e das ruas, seu protector,  e um dos primeiros a tomar parte nos movimentos guerrilheiros na América do Sul (luta esta na qual Eva também se engaja).
Em paralelo à história de Eva Luna, desenvolve-se  a história de Rolf Carlé, um jornalista que só conhece Eva mais à frente na história, por intermédio da guerrilha, a partir de onde vivem um grande amor. Carlé, como Eva, é uma espécie de fugitivo, vindo da Europa para à América a fim se curar dos horrores da ocupação nazista.

Mais uma vez Isabel Allendre tem o poder de nos atrair (como só ela tão bem sabe fazer) para o centro desta história e nos envolver de corpo e alma nesta trama que mescla o mágico e o real na narrativa doce, quente, intensa, envolvente e erótica de Isabel Allende.


Sem comentários: